Regras do EAD

EADreumatologiasp

Regras – Virtual

I- Objetivos:
a) Educação continuada e interativa para o Reumatologista e outros profissionais da área da saúde;
b) Capacitação e atualização de reumatologistas e outros profissionais de saúde afins;
c) Treinamento prático em áreas específicas de atuação da reumatologia.

II- Modelos:
A estratégia inclui aulas teóricas e expositivas com interação entre alunos e professores/ tutores.
Dois modelos de curso virtual serão utilizados, incluindo a Tutoria ou Ao vivo.
Essa adequação se mostrou necessária tendo em vista a complexidade de cada tema abordado, como também as próprias estratégias propostas pelos professores.
a) Tutoria: as aulas teóricas poderão ser assistidas 7 dias antes e, por até, 15 dias após a apresentação formal na data pré-determinada, a fim de permitir a assimilação do conteúdo e a revisão de alguns pontos de dúvidas.
b) Ao vivo: as aulas permanecerão disponíveis na plataforma online da Sociedade Paulista de Reumatologia e poderão ser acessadas e assistidas, por até, 15 dias após apresentação feita pelos professores.
Eventuais dúvidas, posteriores à apresentação da aula ao vivo, poderão ser esclarecidas por e-mail dentro dos primeiros 10 dias.

III- Coordenadores:
Dr. Edgard Reis
Dra. Karina Bonfiglioli

IV- Dinâmica e logística do programa:
a) Número de alunos:
– 80 a 120, dependendo do tema e formato do curso

b) Público-alvo:
b.1) Médicos Reumatologistas e de outras especialidades com interesse em reumatologia;
b.2) Profissionais da área da saúde (biomédicos, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e áreas afins) com interesse no tema proposto;
b.3) Alunos de graduação em medicina e cursos da área da saúde

c) Duração:
– 3 a 4h de duração, com um intervalo de 15 minutos

d) Aulas:

d.1) Aulas teóricas interativas, com enfoque prático para o dia-a-dia do reumatologista;
d.2) Apresentação de casos clínicos, baseados na revisão de evidências científicas relacionada à respectiva tomada de decisão.

e) Datas e Horários:
Uma edição mensal, que será divulgada antecipadamente no site e nas mídias sociais.

f) Professores: Médicos e profissionais com expertise na área do curso.

g) Necessidades:

As aulas serão transmitidas on-line. Portanto, para melhor experiência, é recomendado:
– Dispositivo (computador, notebook ou celular)
– Acesso à internet (cabo ou wi-fi, com sinal de qualidade)
– Navegadores atualizados

Explorando as fronteiras das doenças autoinflamatórias

Objetivos do Curso:
Compreender e discutir os principais aspectos relacionados à imunologia básica no contexto das doenças autoinflamatórias;
Fazer uma análise translacional do cenário das doenças autoinflamatórias na prática clínica;
Atualizar os novos conceitos de erros inatos da imunidade de modo dinâmico sob a discussão de caso clínicos, focando na interpretação de exames genéticos disponíveis para a prática da Reumatologia

Revisitando o exame físico reumatológico

Conteúdo restrito Para visualizar este material é preciso estar inscrito no curso. Acesso digital R$ 50,00 / mês Plano mensal de assinatura do conteúdo restrito do site (edições mais recentes da…

Lapidando o Cristal

Objetivos do curso: Atualização no diagnóstico, manejo e tratamento das artrites microcristalinas.

Imunologia Clínica para o Reumatologista: as doenças imunorreguladoras primárias

Objetivos do Curso: Compreender e discutir os principais aspectos relacionados com a desregulação do sistema imune aplicados ao contexto das doenças reumáticas imunomediadas; Entender o cenário das doenças autoinflamatórias na prática clínica; Atualizar o mais novo conceito de erros inatos da imunidade de modo dinâmico e “hands on”.

O Rim nas doenças reumáticas

Objetivos do Curso: Discutir o acometimento do rim nas principais doenças reumáticas imunomediadas; Rever a histopatologia renal e seus compartimentos; Promover atualização no diagnóstico e tratamento das principais doenças reumáticas imunomediadas.

Reumatologia “É Além Disso…”

Objetivos do Curso: Oferecer aos médicos uma visão além da especialidade médica com discussão de temas práticos relacionados a carreira médica, crescimento profissional e inovação.

Saúde baseada em evidências

Objetivos do Curso: Introduzir para o Reumatologista conceitos de Saúde Baseada em Evidências que possam ser usados na Prática Clínica.

Vasculites

Objetivos do Curso: Apresentar e discutir aspectos práticos do diagnóstico, acompanhamento e tratamento das principais vasculites.

Manejo da dor na visão do reumatologista

Objetivos do Curso: Entendimento da fisiopatologia e das vias de dor; Conhecimento de possíveis alvos terapêuticos; Domínio do mecanismo de ação e do manejo do arsenal farmacológico atualmente disponível.

Miopatias autoimunes sistêmicas (MAS)

Objetivos do Curso: Conhecer a classificação das miopatias e as diferenças fisiopatológicas entre os subtipos; Abordar diagnósticos diferenciais das miopatias, bem como as causas de elevação de CPK sérica; Conhecer os tratamentos farmacológicos, não farmacológicos e a experiência de um grande centro no manejo dessas condições clínicas

Imunização nas doenças reumáticas imunomediadas

Objetivos do Curso: Descrever as principais vacinas diante de uma perspectiva histórica e novas tecnologias; Discutir as peculiaridades do uso das vacinas nos pacientes com doenças reumáticas imunomediadas; Rever as perspectivas da vacinação em situações especiais como uso de imunobiológicos, gestação e recém nascido; Apresentar os principais eventos adversos relacionados à vacinação; Discutir os aspectos e especificidades das vacinas contra Covid-19.

Quando o Reumatologista PRECISA estar na UTI

Este curso irá discutir as doenças reumáticas inflamatórias imunomediadas em que o reumatologista pode ser chamado na Unidade de Terapia intensiva, vai descrever as principais manifestações clínicas e o diagnóstico diferencial, rever condutas terapêuticas e trazer conceitos aplicados para prática clínica diária do reumatologista

Biológicos: do mecanismo de ação à aplicabilidade clínica

Objetivos do Curso: Descrever as principais citocinas envolvidas na fisiopatologia das doenças reumáticas inflamatórias e imunomediadas; Descrever os mecanismos de ação dos principais biológicos utilizados na Reumatologia; Correlacionar os conceitos de imunologia e mecanismo de ação das medicações biológicas aplicando-os para prática clínica diária.

Autoanticorpos em reumatologia

Objetivos do curso: Apresentar questões práticas ligadas à interface entre autoanticorpos e diagnóstico/fenótipos de doenças em pacientes que apresentam manifestações de doenças reumáticas autoimunes sistêmicas e vasculites sistêmicas.

Curso Ultrassonografia Reumatológica (USR): Definindo condutas

O curso apresentará uma revisão abrangente de condições frequentes e desafiadoras do consultório de reumatologia. Através da discussão de casos clínicos interativos, os especialistas revisitam aspectos anatômicos, semiotécnicos e clínicos, complementando com o estado da arte da investigação ultrassonográfica.