Editorial
Área de atuação da Reumatologia
DOI: https://doi.org/10.46833/reumatologiasp.2023.22.3.5A Reumatologia é a área do conhecimento médico dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o sistema osteomuscular e o tecido conjuntivo. O reumatologista é o especialista que minimiza sintomas das doenças que causam dor, inflamação e rigidez nas articulações. É o especialista que trata de doenças ósseas, tendinomusculares e aquelas que comprometem a coluna vertebral. Muitas destas doenças estão associadas à desregulação do sistema imune, daí serem denominadas doenças imunomediadas. Nestas condições, é frequente o envolvimento de múltiplos órgãos e/ou sistemas, como o coração, os pulmões, os rins, a pele, os nervos, as células do sangue e os vasos sanguíneos. O reumatologista, portanto, é um dos profissionais da área da saúde que mais avalia o paciente como um todo, identificando manifestações de inflamações em qualquer parte do corpo. É um profissional detalhista, curioso e um grande estudioso da medicina interna.
Hoje, com as grandes mudanças na área da saúde, o reumatologista pode atuar em diversas frentes, em paralelo ao trabalho assistencial. Nesta edição serão abordados vários campos de atuação do reumatologista.
Ele pode atuar nas sociedades da especialidade, que exercem um importante papel de orientação no exercício da profissão, principalmente em relação à atualização científica, defesa profissional e ética. As atividades são desempenhadas por reumatologistas de diversos perfis, com qualquer tempo de experiência profissional, de forma voluntária e não remunerada. A atuação das sociedades da especialidade garante, portanto, melhores tratamentos às pessoas que estão sob acompanhamento profissional especializado.
O reumatologista pode utilizar ferramentas que impactam no diagnóstico e seguimento dos pacientes reumáticos, tornando-se um expert em procedimentos na Reumatologia. É de fundamental importância o diagnóstico precoce das doenças reumáticas visando à redução do risco de incapacidade e melhor qualidade de vida aos pacientes. A utilização de várias ferramentas auxilia sobremaneira a avaliação clínica dos enfermos reumáticos, em especial o ultrassom, a capilaroscopia periungueal, a densitometria óssea, as biópsias de glândulas salivares menores e muscular e a artrocentese associada ou não à infiltração. Todos esses exames auxiliam no diagnóstico, acompanhamento da doença, identificação de danos e realização de diagnósticos diferenciais.
O reumatologista pode optar pela carreira acadêmica sendo docente em faculdade, universidade ou outros serviços públicos e particulares. A carreira acadêmica envolve a busca constante pelo conhecimento e contribuições para a sociedade. É um caminho cheio de desafios, escolhido por colegas que desejam se dedicar à assistência, ao ensino, à pesquisa e publicação de trabalhos científicos, permitindo o avanço do conhecimento e da ciência.
A atuação do reumatologista nos consultórios e hospitais tem um papel muito importante, já que os pacientes apresentam doenças crônicas, em sua maioria, e dependem dos cuidados dos reumatologistas. Os pacientes tornam-se fiéis, fazem acompanhamento regular e por longos períodos. Os reumatologistas podem agregar procedimentos às suas consultas, possibilitando aumentar a sua receita.
Novas possibilidades de atuação dos reumatologistas encontram-se vinculadas aos Centros de Dispensação de Medicações de Alto Custo (CEDMAC), pelo uso, cada vez mais frequente, dos imunobiológicos e biossimilares na prática reumatológica e às indústrias farmacêuticas, cujo papel envolve engajamento científico, geração e disseminação de dados, liderança científica, gestão e participação na estratégia interna da organização.
O reumatologista pode, portanto, atuar em diversas áreas! E pode combinar várias dessas opções, destacando-se em relação a outros profissionais de medicina. Todas essas formas de atuação estão descritas, de forma detalhada, nesta edição singular da Revista Paulista de Reumatologia. Convido todos a adentrarem nesta imersão cuidadosamente elaborada pelo Conselho Editorial.
Forte abraço!
Nafice Costa Araújo
Presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia
Biênio 2022-2023
Artigos
Atividade societária em Reumatologia
Sandra Hiroko Watanabe
Procedimentos na Reumatologia – capilaroscopia periungueal, densitometria óssea, infiltrações, dor, biópsias e ultrassonografia
André Marun Lyrio
Carreira acadêmica na Reumatologia
Samuel Katsuyuki Shinjo
Clovis Artur Almeida da Silva
Pós-graduação stricto sensu e pesquisa em Reumatologia
Sandra Maximiano de Oliveira Delgado
Lucas Victória de Oliveira Martins
Atuação do reumatologista no consultório e nos hospitais
Edgard Torres dos Reis Neto
Atuação do reumatologista nos Centros de Dispensação de Medicação de Alto Custo (CEDMAC)
Mariana Alves Ferreira Martins
Cristiano Michelini Lupo
Ricardo Acayaba de Toledo
Indústria farmacêutica
Leandro Lara do Prado
O conteúdo completo está disponível apenas para associados
Associe-se agora ou acesse sua conta se já for associado