Editorial
Defesa profissional
DOI: https://doi.org/10.46833/reumatologiasp.2022.21.4.5O rico conteúdo dos artigos desta edição da Revista Paulista de Reumatologia foi proveniente da brilhante ideia da nossa atual presidente, Dra. Nafice Costa Araújo, que não mediu esforços para incentivar a organização do 1º Encontro de Defesa Profissional da SPR, realizado on-line no dia 27 de agosto de 2022 (https://www.reumatologiasp.com.br/eventos/encontro-de-defesa-profissional/1o-encontro-de-defesa-profissional-2022), e da ativa e incansável participação da Dra. Sandra Hiroko Watanabe.
O evento contou com o acesso de 86 participantes, sendo a maioria (68%) das visualizações provenientes do município de São Paulo, seguido de Santo André, Itatiba, Santos, Campinas e Taubaté. De fora do Estado houve a participação de colegas de Londrina – PR, Rio de Janeiro – RJ e Sobral – CE.
Como coordenador da Comissão de Ética Médica e Defesa Profissional e após participar como integrante desta mesma Comissão em diversas gestões da SPR, bem como na representação da SBR na AMB desde 2002, pude colaborar na indicação de experientes colegas palestrantes, além, logicamente, das indicações e das notáveis palestras dos integrantes da Diretoria Executiva e da referida Comissão da SPR. Procuramos escolher temas que pudessem auxiliar os(as) colegas reumatologistas, no complexo e conturbado momento por que passa a Medicina paulista e brasileira.
O programa, que recomendo a todos assistirem no endereço eletrônico acima citado, versou sobre temas variados como os panoramas atuais do médico reumatologista em SP e no Brasil, no serviço público e no serviço privado, sobre a importância da emblemática Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), sobre o decisivo papel da Comissão Nacional e Estaduais de Honorários Médicos, sobre a utilidade do Termo de Consentimento Informado na nossa prática médica, sobre as armadilhas contidas nos contratos de trabalho públicos e privados, tais como aqueles com as Operadoras de Saúde Suplementar, sobre a Telemedicina em Reumatologia, sobre empreendedorismo e gestão de negócios na área médica, sobre as principais ferramentas usadas no Marketing Pessoal, sobre a importância da identidade visual ou marca profissional, sobre a Ética em Publicidade Médica e sobre a eficácia em Comunicação Pessoal.
O evento foi muito bem aceito e avaliado por seus participantes, assim como pela Associação Médica Brasileira (AMB), pela Associação Paulista de Medicina (APM), pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e, até mesmo, por outras conhecidas sociedades científicas, como as Sociedades Paulista e Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que pretendem fazer um evento nos mesmos moldes.
Eduardo de Souza Meirelles
Coordenador da Comissão de Ética Médica
e Defesa Profissional da Sociedade Paulista de Reumatologia
Artigos
O reumatologista nos serviços público e privado
José Carlos Mansur Szajubok
Paulo Roberto Stocco Romanelli
Telerreumatologia
Carla da Fontoura Dionello
Comissão Nacional de Honorários Médicos e planos de saúde: como atuar pela valorização do exercício da medicina
Florisval Meinão
Classificação de procedimentos médicos na saúde suplementar no Brasil
Miyuki Goto
Importância da identidade visual profissional como ferramenta de conexão e comunicação
Natália Rossi Bonfiglioli Barreto
Ética em publicidade médica
Osvaldo Simonelli
O conteúdo completo está disponível apenas para associados
Associe-se agora ou acesse sua conta se já for associado